Ataques cibernéticos do momento

Principais ataques cibernéticos do momento

Nível: Básico

Conforme são criadas novas tecnologias, são criados também pontos de ataques e vulnerabilidades. Somente no Brasil, foram registradas mais de 8,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos durante 2020, de acordo com os resultados do relatório do quarto trimestre de 2020 pelo laboratório de inteligência de ameaças da Fortinet, o FortiGuard Labs. Se você, empresário, gestor de TI, quer manter sua empresa protegida contra ataque cibernético, o primeiro passo é saber como agem, e quais os principais tipos de ataques existentes hoje.

Ransomware

O nome “ransomware” vem da junção de ransom (resgate, em inglês) e malware, que é um software malicioso. Esse tipo de ataque é capaz de bloquear a tela inicial, pastas ou encriptar todos os dados armazenados no seu disco. Em outras palavras, ele pode deixar seu computador totalmente inutilizável, já que somente quem encriptou os seus dados saberá a chave para deixá-los acessível novamente. Ele se espalha através de cibercriminosos que exigem um resgate, sempre em criptomoedas, declarando que, ao pagar, você receberá uma chave de descriptografia para recuperar seus arquivos. 

Ataque DDoS

Esse ataque pode ser traduzido como Negação de Distribuição de Serviço, é um tipo de ataque com o objetivo de gerar uma sobrecarga para deixar servidores e sites lentos e indisponíveis para acesso. Para isso, geralmente um hacker controla vários computadores desprotegidos e infectados e lança um volume grande de ataques a um alvo em particular para sobrecarregá-lo, assim, o servidor recebe mais ataques do que é capaz de processar.

Phishing

É o tipo de ataque que visa enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito. Como em uma verdadeira pescaria, o hacker tenta fisgar uma vítima através de e-mail ou uma mensagem de texto que imita (ou “engana”) uma pessoa ou organização em que confiam, como um colega de trabalho, um banco ou um órgão governamental.

Criptojacking

Esse tipo de ataque tem apenas 3 anos de existência e utiliza, de forma não autorizada, o computador da vítima para minerar criptomoedas. Os hackers fazem com que a vítima clique em um link malicioso em um e-mail, site ou anúncio online com código que é executado automaticamente quando carregado no navegador da vítima.

Cavalo de Troia

O cavalo de tróia, ou trojan, é um dos ataques cibernéticos mais comuns. Ele acessa seu dispositivo disfarçado como um programa comum e legítimo, com sua permissão. Seu papel é possibilitar a abertura de uma “porta”, de forma que usuários mal intencionados possam invadir seu computador.

| Como podemos te ajudar?

Já pensou em proteger seus dispositivos em tempo real com a melhor solução de cibersegurança do mercado com a melhor relação custo-benefício? Nós, da Viper IT, podemos te ajudar!

Compartilhe conosco os seus desafios e necessidades. Queremos oferecer as melhores soluções para o seu negócio.

Não se esqueça: Investir em segurança cibernética é investir na sobrevivência do seu negócio.

Leia também:

Compartilhe esta postagem

Assine nossa newsletter semanal

    Empresa
    Nossos serviços
    Contato

    Viper IT Comércio e Serviços de Informática

    30771700

    VIPER IT Dev & Solution. Todos os direitos reservados – Desenvolvido por R2 Solution Brasil